sábado, 22 de março de 2014

Cenas de filmes recriadas em 8bits...

Os Gifs, espécie de fotos animadas, espalharam-se pela internet por todos os cantos: nas redes sociais, em blogs de humor, sites de cultura... Em paralelo a eles, também vem surgindo uma onda nostálgica – apesar de toda a tecnologia gráfica a que temos acesso atualmente, há um retorno à cultura dos 8 bits, de jogos com gráficos mais simples (vide o sucesso estrondoso e em nível global do game Flappy Bird).
O nome 8 bits é uma simplificação de “processador de 8 bits”. Parece bastante técnico, mas ficou conhecido em todo mundo graças à geração de videogames que bombou nos anos 1980 – entre eles, os consoles Nintendinho e Master System. Era o que de mais avançado havia na época, em termos de tecnologia.

Com isso em mente, o artista Dusan Cezek, da Eslováquia, fez o caminho reverso: criou Gifs de cenas clássicas de filmes utilizando a tecnologia 8 bits (a imagem acima é do filme Pulp Fiction: Tempo de Violência). Para ele, foi uma maneira de atingir a todos misturando cinema e uma cultura tecnológica que olha para o passado.

Até mesmo na maneira que nos comunicamos por meio de mensagens eletrônicas, esse visual pixelado, cheio de quadradinhos, vem ganhando espaço – seja pelo uso de emojis nas trocas de mensagens por celular ou no intercâmbio de imagens por e-mail, por exemplo. Camisetas também têm retratado estampas que fazem referência a essas imagens.

O retorno dos 8 bits vem com um gosto bom de passado – para quem não viveu essa época, é uma maneira de voltar para um tempo em que a tecnologia era um mar de possibilidades ainda inexploradas. Já para o artista, criar essa série de Gifs foi uma maneira de unir nostalgia, inovação e, ao mesmo tempo, um olhar sobre passado (8bits), presente (os filmes) e futuro (a tendência do retorno à cultura 8 bits).


Pulp Fiction (Tempo de Violência)
5o Elemento
Vingador Do Futuro
 Distrito 9
Nacho Libre
O Balconista
Todo Mundo Quase Morto
  

fonte: http://rollingstone.uol.com.br/especial/TIM/noticia/artista-homenageia-filmes-por-meio-de-gifs-em-8-bits/   

Nenhum comentário:

Postar um comentário